ODS

Home » ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Não vamos deixar ninguém para trás

por Daphne Costa Besen

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Os ODS entraram em vigor em 2016 e tem validade até 2030, passando então a substituir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que tiveram vigência entre 2000 e 2015. Os ODS são compostos por 169 metas divididas entre 17 objetivos que levam em conta o desenvolvimento sustentável em suas dimensões social, ambiental e econômica.
Os ODS foram estabelecidos com o intuito de “não deixar ninguém para trás”, ou seja, a ideia é que sejam metas inclusivas quanto a gênero, idade, raça, religião e pessoas com deficiência. O empoderamento das pessoas vulneráveis é chave para que os ODS sejam cumpridos. O acesso de todos e todas à educação, saúde, emprego, transporte e espaços públicos deve ser igual. A inclusão social, econômica e política e a igualdade de oportunidades e redução de desigualdades de resultados, de acordo com o “Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”, deve ocorrer para todos e todas.
Os ODS são uma oportunidade para que cidades, estados, países, organizações não governamentais e sociedade civil implementem metas comuns na direção do desenvolvimento sustentável. Toda a sociedade pode contribuir para a implementação dos ODS, essa é uma força-tarefa coletiva e que inclui todos os cidadãos. Muitas organizações no Brasil estão trabalhando com os ODS, não só com o esforço para sua implementação, mas também com a conscientização sobre esse novo momento na Agenda Internacional. Os ODS podem ser traduzidos para cidades, empresas e ONGs, por exemplo, possibilitando que essas organizações usem as metas para promoção de melhores práticas. Vamos tornar os ODS uma agenda de todos nós? Fica aqui o convite para todos e todas colaborarem como puderem!

 


Fonte: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Watch Dragon ball super